sexta-feira, 20 de junho de 2014

As dicas do SENAC para quem quer empreender - Entrevista

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Sergipe (SENAC-SE), Paulo do Eirado Dias Filho, aceitou o convite da revista do CJE e falou sobre empreendedorismo no dia-a-dia de trabalho do SENAC, além de destacar ferramentas importantes para ser um jovem empreendedor de sucesso. Confira as dicas.


Como acontece o trabalho do SENAC para o ponto de vista empreendedor?

No Senac, o empreendedorismo acontece como tema transversal na maioria dos cursos técnicos e como disciplina nos cursos de gestão e administração de negócios. Com a implantação do Programa Senac Pleno, uma plataforma de engajamento para nossos alunos, consolidamos o Empreendedorismo, a Superação e a Realização Pessoal como objetivos da formação que oferecemos. Porém, para nós, Empreendedorismo tem significado de “realizar o próprio projeto de vida”, que pode ser um negócio próprio, a carreira profissional ou implantar uma ONG. Enfim, empreender é construir sonhos.


Na sua visão, quais os principais desafios enfrentados hoje para um jovem empreendedor?

O primeiro desafio é superar o modelo conformador da escola e de ideologias que nos tolhem a criatividade e a iniciativa. O segundo é ser diferente (senão não é empreendedor) e aceitar-se assim, acreditando que seu sonho pode ser concretizado. E o terceiro é enfrentar o ambiente brasileiro, extremamente hostil para a iniciativa privada, seja pela burocracia, custo do dinheiro, concorrência desonesta, CLT arcaica, poucas informações disponíveis para tomada de decisões, instabilidade jurídica – até o passado fica incerto. São muitos outros, mas fico por aqui.


Como ser um jovem empreendedor de sucesso?

O empreendedor tem uma maneira muito peculiar de pensar. Ele é capaz de inverter a famosa “Pirâmide de Maslow”, deixando para trás as necessidades mais elementares como vestir-se e alimentar-se bem porque está focado em seus objetivos realizadores. Então, o que é sucesso para o empreendedor pode não ser considerado sucesso para a maioria das pessoas. Finalizando, o empreendedor só alcançará o sucesso, qualquer que seja sua visão de sucesso, à custa de muita persistência, superação e autoconfiança.


Quais temáticas são mais constantes nas reuniões entre jovens empreendedores?

Penso que é a busca de oportunidades (nichos) e as formas de minimizar os riscos.


Quais as dicas que o senhor daria para um empreendimento de sucesso?

Trabalhar com o espírito de servir. Hoje, ninguém mais trabalha para si próprio. Temos, na economia, uma grande rede de pessoas trabalhando umas para outras anonimamente e devemos fazer tudo da melhor forma possível, mesmo sem saber quem será o usuário daquele produto que fabricamos. Tenho visto que o serviço, e não o produto, é que leva ao crescimento continuado. Fazer o bem sem olhar a quem, me parece a fórmula para alimentar essa rede econômica.


Quais as características necessárias para reconhecer um jovem com potencial empreendedor?

Alguns jovens revelam talentos natos para empreender, o que é muito bom. Porém, estudos profundos desenvolvidos pela Universidade de Harvard (USA) demonstram que as características ideais para o empreendedor podem ser adquiridas a partir de treinamentos, a exemplo do curso Empretec – ministrado pelo Sebrae no Brasil. É nisso que eu acredito.
Quem quer ser empreendedor deve saber que a luta não será pequena nem leve, mas as vitórias terão sabores especiais. Exercitar, portanto, a visão de longo prazo pode ajudar a superar adversidades e levar a novos horizontes, onde poucos chegam.


Para finalizar o que o senhor diria como motivação para jovens que têm a ideia no papel, mas, por algum motivo não se arriscam e colocam o projeto em prática?

Que façam cursos sobre empreendedorismo, isso comprovadamente, reduz muito a mortalidade de empresas; que busquem informações sobre o ambiente no qual pretende empreender; que se desapeguem do seu produto para vê-lo sob a ótica do consumidor; e não dêem salto no escuro – mas assumam riscos. E, principal de todos, autoconfiança: se vocês não acreditarem em seu projeto, ninguém mais acreditará.


          Jornalista-DRT/SE-1411
          Marília Farias

          Publicado na revista Jovem Empreendedor nº 01, maio de 2014



2 comentários:

  1. Sempre lembro do nosso primeiro diálogo sobre empreendedorismo onde se destacou o seguinte contexto: oportunidade =empreendedorismo então, difícil não fazer a ligação de acreditar nos nossos sonhos e projetos.

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