Sergipe possui coisas boas que o destaca de outros Estados do
Brasil e deve, por isso mesmo, valorizar essas conquistas. Um desses belos
exemplos é o Empreendedorismo no Ensino Médio da rede pública. Trata-se de um
trabalho desenvolvido pelo SEBRAE em conjunto com a Secretaria de Estado da
Educação – SEED, desde 2004.
Um aspecto que merece ser mais esclarecido é o porquê de unir
empreendedorismo com a educação formal. O empreendedorismo não é sinônimo de
atividade comercial ou empresarial, embora muito se confunda, e deste equívoco,
nasçam discussões tão apaixonadas quanto desequilibradas. Assim, especialmente
nós, educadores, devemos entender definitivamente o empreendedorismo como um
elemento comportamental.
Isto é, um conjunto de atitudes e hábitos que podem ser adquiridos
através da educação e, consequentemente desenvolver nos alunos uma maneira
própria de se posicionar e agir no mundo. É, literalmente, o “aprender a
fazer”, recomendado pela UNESCO como um dos pilares da educação para o século
21.
A definição de empreendedorismo com maior propriedade é a de
Filion, citado por Fernando Dolabela autor do livro “O Segredo de Luíza”, que
define o empreendedor como alguém que “imagina, desenvolve e realiza visões”.
Desse modo, são igualmente empreendedoras as personalidades tão distintas de
Gandhi, Luther King, Juscelino Kubitschek, Barão de Mauá, Thomas Edison, Irmã
Dulce, Paulo Freire, Marco Pólo, Assis Chateaubriand, Orlando Villas-Boas e do
Infante D. Henrique, entre outros.
Com esse olhar atitudinal, Sergipe desenvolveu um invejável
programa educacional de empreendedorismo pelas seguintes razões:
1 – Elaborou uma proposta curricular que privilegia a gestão de
pequenos empreendimentos e a cultura da cooperação, vigorosa e democrática,
assinada em coautoria por 120 professores do Ensino Médio da Seed, alunos da
pós-graduação lato sensu “MBA - Empreendedorismo para Docentes”, ministrada
pelo Sebrae e Faculdade São Luiz de França.
2 – Aplicou testes da metodologia de ensino em cerca de 10 mil
alunos, validando a proposta e beneficiando-os com esta formação através de
instrutores do Sebrae, enquanto se preparavam os professores.
3 – Integrou a disciplina Empreendedorismo à arquitetura
curricular do Ensino Médio por meio da Resolução Nº 008/CEE, de 2006, do Conselho Estadual de Educação. Ato que fez de Sergipe o Estado
brasileiro pioneiro a dispor de instrumento normativo para esse fim.
4 – Sergipe foi citado, nas considerações, como exemplo de
empreendedorismo na educação em uma Moção de Apelo aos senhores ministros da
Educação, da Ciência e Tecnologia e do Trabalho e Emprego, ao clamar: “...vimos
apelar a Vossas Excelências para desenvolver mecanismos que garantam a inserção
da educação empreendedora nas escolas da rede pública, seja em forma de
disciplina ou de projetos transversais que proporcionem aos nossos alunos maior
chance de sucesso no mundo do trabalho”, aprovada em plenário na primeira
Conferência Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em 2006,
em Brasília.
5 – Os professores de empreendedorismo da Seed foram os primeiros
do País a participar do jogo empresarial Desafio Sebrae para Professores, uma
realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e do Sebrae Nacional.
6 – Nossa inovadora metodologia de empreendedorismo propõe
atividades práticas voltadas para dentro da própria escola, valorizando a
interdisciplinaridade e o conhecimento propedêutico, além de minimizar o risco
de evasão escolar.
7 – O programa de empreendedorismo de Sergipe é considerado o
melhor do Brasil numa avaliação da Universidade de São Paulo – USP-, realizada
pela Professora Kenski, em 2007.
8
- O
Sebrae nacional escolheu o 3º workshop Empreendedorismo no
Ensino Médio, para lançar no Brasil a cartilha “Referenciais para o Desenvolvimento do Empreendedorismo no Ensino Médio”,
no Teatro Atheneu.
9 – Realizou feiras escolares,
workshops, desfiles cívicos, venceu concursos nacionais e fez shows,
protagonizados por milhares de alunos do Ensino Médio.
10 – Cerca 98% dos alunos responderam em pesquisa que a disciplina
Empreendedorismo é importante ou muito importante para a vida deles.
Esses dados referem-se aos anos de
2004 a 2007. Torçamos para que esse projeto ganhe uma escala cada vez maior.
Empreendedorismo dá vida à educação e forma cidadãos livres.
Publicado no jornal Cinform em 23/01/2012 –
Caderno Emprego
Publicado na revista
Tecnologia da Informação & Negócios nº 06/2012
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