segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os quatro temperamentos humanos – Parte I



     A ciência moderna nos trouxe desenvolvimento e grandes avanços em vários campos do conhecimento humano. Devemos ser muito gratos à ciência e à tecnologia pelos benefícios concedidos à humanidade. Mas esta mesma ciência redentora nos trouxe a inviabilidade do modelo de desenvolvimento atual que destrói os recursos ambientais e ignora as questões sociais.


Certamente, estamos em uma encruzilhada. Ridicularizamos e rompemos com antigos conhecimentos, em nome do novo. Enquanto, simultaneamente, não vislumbramos a possibilidade de nossa própria sobrevivência a partir da promessa decepcionante que abraçamos. Portanto, devemos nos abrir para o novo paradigma que se anuncia, o da pluralidade de visões, porém, convergentes para a compreensão singular do ser humano.


Goethe - cientista e poeta alemão – disse: “as leis gerais são muito poucas, suas metamorfoses é que são infinitas”. São, portanto, essas leis gerais que devemos buscar conhecer para nos garantir sabedoria na escolha de nossas opções de futuro sustentável.


Dentre essas leis gerais, existe uma que divide tudo a partir de quatro elementos básicos: terra, água, ar e fogo. Erroneamente, temos a tendência a achar que se tratava de uma antiga tabela periódica da química. Não, absolutamente. Estes quatro elementos refletem estados qualitativos das coisas e não quantitativos.


Assim, podemos associar os elementos: terra aos sólidos, água aos líquidos, ar aos gases e, por último, o fogo correspondendo ao calor gerado ou adicionado nas transformações de estados físicos e nas combinações químicas. Algo errado nisso? Certamente não. Então, por que desconsiderar essa metáfora tão rica ao nosso conhecimento científico?


Ocorre que por trás dessa visão qualitativa das coisas há um perfeito espelhamento da natureza humana. Com base nisso, Hipócrates (460 – 377 a.C) – considerado o pai da medicina – relacionou diretamente os quatro elementos aos temperamentos humanos (melancólico, fleumático, sanguíneo e colérico) para, assim, tratar com mais efetividade seus pacientes. Bem mais tarde, Rudolf Steiner (1861 – 1925), filósofo austríaco, concebe a Antroposofia, ao reunir estes conhecimentos elementares à metodologia científica de Goethe numa cosmovisão que enobrece a existência do ser humano na Terra, ao tempo que também o responsabiliza pela evolução planetária.


Com efeito, para além dos quatro temperamentos, Rudolf Steiner associa os mesmos quatro elementos aos reinos da natureza, às estações do ano, à origem do cosmo e à constituição do ser humano dotado de corpo físico, vida, alma e espírito, numa imagem que chamou de tetramembração.


Sabemos que o termo temperamento remete a outros derivados do mesmo radical semântico, a exemplo de tempero, temperatura, têmpera e tempo (no sentido de clima, ex. tempo chuvoso, etc.). A todas essas palavras relacionamos automaticamente uma escala de graduação, visto não existir uma única temperatura, nem um único tempero, nem uma só têmpera ou um só tempo. Esse mesmo raciocínio se aplica aos temperamentos humanos: nas pessoas não existe exclusividade ou ausência de qualquer temperamento, mas, sempre uma mistura dos quatro com o predomínio de um deles.


Quanto aos quatro temperamentos, fazemos as seguintes associações: melancólico, fleumático, sanguíneo e colérico, com respectivamente, terra, água, ar e fogo. Cada um destes temperamentos possui características peculiares que certamente vemos presentes na maioria das pessoas que conhecemos.


Ao melancólico, por exemplo, associamos atitudes introspectivas, pensamentos pessimistas e muito comprometimento com tudo que se envolve. Já aos coléricos se associa o rompante típico do sujeito de pavio curto, que quer porque quer, sendo assim grande realizador também. O sanguíneo é leve, amigável, sedutor, geralmente superficial e influenciável. Com o fleumático as coisas estão sempre bem, desde que esteja de barriga cheia, nada o perturba, é estável e grande amigo.


Essas características humanas são de extrema importância para a educação e para as organizações econômicas. A partir dos temperamentos associamos trabalhos ideais para cada pessoa, melhorando assim, a satisfação do trabalhador, seu sucesso profissional e o da empresa. Também é possível montar equipes mais harmoniosas e duradouras quando os temperamentos se complementam. Em escolas que adotam a pedagogia Waldorf, a sala de aula é organizada levando-se em conta os temperamentos dos alunos para reduzir atritos e indisciplinas, além de aumentar a empatia.


Esse empolgante assunto não pode ser esgotado aqui. Desta forma, os próximos artigos detalharão mais sobre o tema e sua vinculação ao trabalho e à educação.

            (continua)





Publicado no jornal Cinform 04/07/2011 – Caderno Emprego

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